NECT e COED


Apresentação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologia (NECT)


O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologia (NECT) implantado e estruturado em 2000/2001, tem como finalidade estudar e pesquisar a utilização dos diversos meios e recursos tecnológicos, tendo como objetivo principal contribuir com a formação de futuros profissionais da educação, promovendo assim um debate permanente entre práticas pedagógicas inovadoras em diálogo com as múltiplas tecnologias.

Seu objetivo está em consonância com Ministério da Educação quanto à universalização do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no sistema público de ensino e desenvolver pesquisas relacionadas às seguintes linhas:

·       Educação a Distância;

·       Mídia-Educação;

·       Informática Educativa;

·       Produção de material didático em Libras, Surdez, Libras;

·       Inclusão e Educação

·       Tecnologias da Infância

·       Educação e Cultura Digital.

As produções e pesquisas desenvolvidas subsidiam ainda outros projetos e programas nas áreas do Ensino e Extensão. Por se tratar de um núcleo estruturado no âmbito de uma instituição estadual, o NECT procura atuar na elaboração de propostas que envolvam as diversas instâncias educacionais, com especial atenção para os espaços públicos de ensino, como escolas municipais e estaduais.

As discussões e reflexões desenvolvidas pelo NECT têm contribuído significativamente para a elaboração de uma política de Educação e Tecnologia para a FaE/CBH/UEMG [...].


                                                                                                                          @nectfaeuemg




Apresentação do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação – COED


O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação – COED – iniciou suas atividades na FaE/CBH/UEMG no ano de 2007. Desde então vem desenvolvendo investigações sobre o Conhecimento numa perspectiva abrangente, dialogal e contemporânea. O COED/FaE/CBH/UEMG desenvolve propostas de interlocuções referentes a concepções sobre o conhecimento como instância cultural e investiga tais relações com a prática educacional.

Compreende-se que a educação é um fenômeno social que tem sido investigado por diferentes áreas epistemológicas que amiúde podem se articular em perspectivas interdisciplinares. Tal característica, por exemplo, pode envolver discussões relacionadas aos campos da Tecnologia Educacional e seus meios de inserção e divulgação no nível informativo e da própria epistemologia do conhecimento, entre outras. Pensar a educação nesse movimento de articulação pressupõe o diálogo entre essas e outras possíveis áreas.

Por se tratar de uma investigação que se origina a partir da necessidade de diálogos sobre vivências educacionais, de congruências e divergências entre as possibilidades de interlocuções originadas por diferentes realidades docentes, entende-se que pesquisar e refletir acerca do conhecimento e suas formas de divulgação propicia, neste exercício, mais que uma possibilidade de reconstrução de saberes, mas também uma possível e constante ressignificação das práticas educativas. A investigação no espaço da universidade pressupõe, assim, a necessidade de diálogo, desconstrução e reconstrução de conceitos, a partir do contato humano com as diversas maneiras culturais relacionadas ao ato de conhecer. Inclusive suas formas de disseminação.