Apresentação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologia (NECT)
O Núcleo de
Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologia (NECT) implantado e
estruturado em 2000/2001, tem como finalidade estudar e pesquisar a utilização
dos diversos meios e recursos tecnológicos, tendo como objetivo principal
contribuir com a formação de futuros profissionais da educação, promovendo
assim um debate permanente entre práticas pedagógicas inovadoras em diálogo com
as múltiplas tecnologias.
Seu objetivo
está em consonância com Ministério da Educação quanto à universalização do uso
das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no sistema público de ensino
e desenvolver pesquisas relacionadas às seguintes linhas:
·
Educação a Distância;
·
Mídia-Educação;
·
Informática Educativa;
·
Produção de material didático em
Libras, Surdez, Libras;
·
Inclusão e Educação
·
Tecnologias da Infância
·
Educação e Cultura Digital.
As produções e pesquisas desenvolvidas subsidiam ainda outros projetos e programas nas áreas do Ensino e Extensão. Por se tratar de um núcleo estruturado no âmbito de uma instituição estadual, o NECT procura atuar na elaboração de propostas que envolvam as diversas instâncias educacionais, com especial atenção para os espaços públicos de ensino, como escolas municipais e estaduais.
As discussões e reflexões desenvolvidas
pelo NECT têm contribuído significativamente para a elaboração de uma política
de Educação e Tecnologia para a FaE/CBH/UEMG [...].
Apresentação
do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação – COED
O Núcleo de Estudos e
Pesquisas sobre Conhecimento e Educação – COED – iniciou suas atividades na
FaE/CBH/UEMG no ano de 2007. Desde então vem desenvolvendo investigações sobre
o Conhecimento numa perspectiva abrangente, dialogal e contemporânea. O
COED/FaE/CBH/UEMG desenvolve propostas de interlocuções referentes a concepções
sobre o conhecimento como instância cultural e investiga tais relações com a
prática educacional.
Compreende-se que a educação é um fenômeno social que tem sido
investigado por diferentes áreas epistemológicas que amiúde podem se articular
em perspectivas interdisciplinares. Tal característica, por exemplo, pode
envolver discussões relacionadas aos campos da Tecnologia Educacional e seus
meios de inserção e divulgação no nível informativo e da própria epistemologia
do conhecimento, entre outras. Pensar a educação nesse movimento de articulação
pressupõe o diálogo entre essas e outras possíveis áreas.
Por se tratar de uma investigação que se origina a partir da necessidade
de diálogos sobre vivências educacionais, de congruências e divergências entre
as possibilidades de interlocuções originadas por diferentes realidades
docentes, entende-se que pesquisar e refletir acerca do conhecimento e suas
formas de divulgação propicia, neste exercício, mais que uma possibilidade de
reconstrução de saberes, mas também uma possível e constante
ressignificação das práticas educativas. A investigação no espaço da universidade
pressupõe, assim, a necessidade de diálogo, desconstrução e reconstrução de
conceitos, a partir do contato humano com as diversas maneiras culturais
relacionadas ao ato de conhecer. Inclusive suas formas de
disseminação.